Telefones para Contato
BALNEáRIO CAMBORIú Em Manutenção (47)99661-6138
Ligamos para Você
2 Fale Conosco
Imobiliária Camboriú Investimentos | CRECI 4002-J | Balneário Camboriú SC

Artigos » 7 Erros a serem evitados na hora de comprar um imóvel

Publicado no Sábado, 10 de dezembro de 2016, 14h31
7 Erros a serem evitados na hora de comprar um imóvel

ERRO#1: NÃO PESQUISAR A REGIÃO
Quando você estuda muito bem o mercado fica muito mais fácil fazer uma proposta sólida e realista. Procure conhecer bem a cotação atual do metro quadrado do bairro no qual você deseja comprar seu imóvel. Se o valor pedido estiver alto demais, sem que o mesmo tenha um tremendo diferencial que justifique esse custo, é hora de negociar.

#Dica: Imóveis na planta tem o preço do metro quadrado ainda mais baixo, pois você arca com alguns riscos a mais.

ERRO#2: ESQUECER DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Além da parcela da compra (que parece ter encaixado direitinho no seu bolso), ainda existem gastos extras que precisam ser observados para você não a se meter em uma cilada, portanto, avalie o impacto que isto pode gerar no seu custo de vida antes de tomar uma decisão:
Financiar imóveis a longo prazo garante uma diminuição da renda durante o período, ou seja, se seu financiamento for de 30 anos a um valor correspondente a 30% da sua renda, durante esse tempo você terá que ajustar a sua vida com 30% a menos de renda ao mês.

Dica: Faça uma análise fria das suas contas, antes de aceitar de cara o acordo que o banco, instituição de crédito ou corretora oferece: considere o valor líquido que recebe mensalmente, os gastos que são fixos (manutenção, água, luz, condomínio, IPTU), despesas extras para imprevistos e assim veja se poderá arcar com esse débito sem grandes dificuldades.
Mudar de um bairro mais barato para um bairro mais sofisticado proporciona um significativo aumento no seu custo de vida.
Morar em um condomínio que oferece mais lazer e conveniência significa pagar mais caro por isso e menos dinheiro no seu bolso no final de cada mês.

ERRO#3: PENSAR NO PRESENTE E ESQUECER O FUTURO
Você já experimentou muitos ciclos de mudanças na sua vida, por isso é mais fácil concluir que uma pessoa preparada vale por duas, dessa maneira, concluir que um bom imóvel para você hoje pode não ser tão bom daqui uns anos não é algo tão difícil. Por esse motivo é importante ter um planejamento de vida: quais serão seus planos futuros em relação a formação de família e ampliação do lar? Você terá que prever suas necessidades futuras, isso ajuda a evitar muitos arrependimentos.

ERRO#4: COMPRAR O IMÓVEL SOZINHO, SEM A PARTICIPAÇÃO DE PARENTES E AMIGOS
A participação da família é importante, eles são quem vão dividir o espaço da casa com você, acima de tudo, você pode ter um sonho de ter uma determinada característica na sua casa e, encontrando algum imóvel que atenda a essa necessidade você pode criar um vínculo muito grande e perder a racionalidade na negociação da casa. Portanto, ouça as opiniões e conclua se a casa realmente é tudo o que você deseja e precisa, ou se existem outras opções que atenderão melhor às suas necessidades.

ERRO#5: DEIXAR DE CAUCULAR O QUANTO EFETIVAMENTE PAGARÁ PELO IMÓVEL
Analisar somente a parcela do financiamento como o preço que você vai desembolsar pelo imóvel é um grande equívoco, existem ainda as taxas e impostos, valores de mudança, reforma, documentos e manutenção. Não meta os pés pelas mãos. Analise tudo tranquilamente e, se possível conte com a ajuda de um profissional.

ERRO#6: NÃO VERIFICAR A PROCEDÊNCIA
Pesquise todos os envolvidos na transação. Cheque a reputação do vendedor, verifique se ele é realmente o dono da propriedade e se está envolvido em espólios de herança, inventários ou ações judiciais. Se a construtora é justa e responsável com os clientes. Analise também a situação no Cartório de Registro da cidade, buscando uma certidão de ônus e tirando uma cópia atualizada da matrícula no município.

ERRO#7: DEIXAR PASSAR DETALHES DESPERCEBIDOS
Na hora de comprarum imóvel, não vale deixar a emoção tomar conta da negociação. É preciso, nesse momento, ser o mais pragmático possível. Em vez de buscar uma região apenas por uma qualidade qualquer (ou descartar outras por preconceito ou pouco conhecimento sobre) se informe um pouco melhor antes. Ao comprar o primeiro imóvel que você encontrar, você pode deixar passar outros com melhor custo-benefício, por exemplo. Regiões que eram nobres há algum tempo atrás podem estar enfrentando problemas, enquanto os bairros que eram vistos com maus olhos podem ter recebido melhorias e estarem valorizando. Em tempos de pesquisa, vale ter a mente aberta e averiguar as oportunidades que estavam “escondidas”.

 

Agora que você já conheceu os 7 principais ERROS que devem ser evitados na hora de comprar seu imóvel, venha nos fazer uma visita e confira a melhor opção para você. Ligue (47)3367-5327 e fale com um de nossos consultores.  

Fonte: Guilherme Duarte - Corretor X Referencia 3.0